Saiba a validade de sofás, tapetes e colchões

Normalmente, uma das ações básicas para comprar produtos alimentícios, medicamentos e cosméticos, é olhar a data de validade. Mas você sabia que os seus móveis também possuem essa validade de uso? E é preciso ficar atenta ao tempo limite da vida útil de itens como o sofá, o tapete e o colchão. Pois respeitar esse tempo máximo, interfere diretamente na saúde das pessoas que os usam. Veja algumas dicas fáceis para saber qual a validade desses itens.

Sofá

O sofá costuma ser o ponto de encontro de toda família, o que faz com que seja utilizado com muita frequência. Um sofá de boa qualidade – desde a estrutura até o estofado e o tecido – possui a validade de, no máximo, quinze anos. Mas isso não significa que, se o sofá da sua casa estiver em más condições, você irá esperar para trocá-lo.

Colchão

Sabe aquele colchão que foi comprado há muitos anos e ainda está na sua casa? Ele pode ser – ou ainda será – a causa das suas dores nas costas. O mais indicado é que os colchões sejam trocados a cada oito anos, no máximo. E isso vale para qualquer modelo: box, de mola, colchão d’água, entre outros.

Tapete

Os tapetes também possuem uma validade sim! Mas diferente dos colchões, cada modelo possui uma data diferente. Um tapete simples pode ser usado até cinco anos, um de qualidade média, chega a atingir quinze anos de vida útil. Já um modelo com qualidade superior, pode ser mantido por vinte e cinco anos.

É claro que durante os anos de vida útil, os sofás, tapetes e colchões devem passar por manutenções frequentes. Isso irá ajudar que não acumulem ácaros e outras bactérias. Faça sempre a limpeza com produtos específicos, permita que tomem sol e fiquem em locais com uma boa circulação de ar.

 

Até o próximo post,

 

Adell e Porto



Os comentários estão desativados.