Os móveis devem caber no seu bolso e na sua casa

Comprar móveis novos envolve uma missão muito maior do que pesquisar preços e ter certeza de que caberão no seu bolso. É preciso ter certeza de que eles caberão dentro da sua casa também!

E isso vale pra todo tipo de móvel, de todos os cômodos: sofá, estante, cama, armário, criado-mudo, mesa, cadeiras, puffs e até eletrodomésticos como geladeira, fogão, forno, máquina de lavar, TV.

Até porque imagina só chegar com a geladeira ou a TV de última geração, mas não encaixarem no espaço reservado pra elas?! Bem chato, né?

Ou comprar aquele sofá dos sonhos e ele não passar nem da porta, do elevador ou das escadas na hora da entrega? Decepção garantida e desânimo pra trocar e escolher outro modelo.

Outra cena clássica é comprar a cama king size que te faz desejar não sair dela, mas na hora de entrar no quarto você se dá conta de que é ela ou você e o restante dos móveis ali dentro. Todos juntos no mesmo ambiente não rola por falta de espaço. E aí, o que fazer: colocar a cama na sala e transferir a sala pro quarto ou se conformar e trocar a cama?

Bom, para evitar situações assim (e acredite, são mais comuns do que se imagina), separamos algumas dicas do que você precisa saber antes de sair comprando todos os móveis.

Planta ou um esboço do ambiente

Ajuda muito ter em mãos a planta ou um desenho mais simples do ambiente com todas as medidas das paredes, do ambiente no geral, das portas, etc. Isso possibilitará uma visão geral de onde colocar cada móvel e qual deverá ser a medida dele.

Espaço livre

Saiba qual o espaço livre você precisará em cada cômodo, em volta do móvel e a noção do espaço útil entre um móvel e outro e qual será a área de circulação para as pessoas. Pois não adiantará de nada se os móveis couberem, mas não sobrar espaço pra mais nada.

Lembre-se dos outros móveis e itens do cômodo

É super importante lembrar dos outros móveis, itens decorativos, portas, janelas. Considere o sentido da porta, se ela não vai ficar batendo no móvel cada vez que você abrir e fechar.

Casa grande, móveis grandes. Casa pequena, móveis pequenos

Sem essa de querer colocar São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro dentro de Santo Antônio do Pinhal!

Tenha em mente que móveis grandes em ambientes pequenos servem só para atrapalhar o dia a dia da casa, a funcionalidade dos outros móveis e ainda compromete a beleza do restante da decoração. Pense nisso na hora da compra! 😉

Como saber se o móvel vai caber

Primeiro, indicamos que você compare a medida da largura x profundidade do móvel e verifique se o espaço disponível é o suficiente. Tenha em mãos todas as medidas e dimensões do ambiente, do móvel que você quer comprar, dos outros móveis que compõem a decoração e do espaço livre que você deseja ter.

Pra finalizar, vale a pena também comparar se o material e a cor do móvel combinam com o restante da decoração. Se a estampa escolhida não dará a impressão de que o móvel é maior do que parece. 😉

Beijos e até o próximo post!

Adell e Porto



Os comentários estão desativados.