Como economizar na hora de comprar materiais e móveis
Marinheiro de primeira viagem ou não, uma coisa é certa: sempre que você for construir ou reformar, com toda a certeza vai precisar pesquisar (e muito) os materiais, mão de obra, preços, etc.
Tudo isso para não perder dinheiro, até mesmo porque a diferença de preços de uma loja para outra é gritante. Por isso, fazer um bom orçamento e um levantamento de preços e produtos é essencial pro seu bolso e pra sua obra!
Trouxemos algumas dicas importantes pra te ajudar nessa missão:
Orçamento
Solicite orçamento de, pelo menos, dois estabelecimentos diferentes para comparar os preços. Peça valores dos mesmos produtos e marcas em ambos os orçamentos. Vale também pedir o preço de alguma linha de produto inferior à que você deseja, só para ter um comparativo.
Use a internet a seu favor
Muitos materiais são caríssimos, como madeira, janela, portas, pisos, revestimentos, itens de acabamento, móveis, por isso vale a pena pesquisar antes nas lojas que você já conhece e nas indicadas pela equipe de arquitetura. E quando você souber exatamente qual o item que irá comprar e tiver todas as especificações, verifique o preço em compras realizadas pela internet. Vale a pena, você pode conseguir uma boa oferta, ganhar algum bônus e ter o produto que deseja por um preço mais em conta.
Materiais básicos
Já os materiais mais básicos de uma obra, como areia, pedra, cimento, cal, você pode sair ganhando se comprar em pequenas lojas de construção, diferentemente de itens de acabamento, que são mais em conta em grandes lojas e portais de venda online.
Considere outras cidades
Às vezes, mesmo tendo que pagar deslocamento e frete, pesquisar em outras lojas de cidades próximas à sua pode ser vantajoso. Pode ser que você consiga descontos diferenciados, negociar a forma de pagamento e até encontrar verdadeiros achados, no caso dos móveis.
Móveis
Se você não faz questão de móveis novinhos e cheirando à fábrica ainda, pode achar coisas incríveis, lindas e super em conta em antiquários, lojas de móveis usados e até mesmo na internet nos OLX da vida.
Essas são algumas dicas básicas do que você pode fazer para economizar na hora de comprar os materiais e móveis pra reforma ou construção da sua casa ou apê, mas a gente sabe que esse tipo de coisa dá MUITO trabalho e exige um tempo para pesquisa, que muita gente não tem. Por isso, a nossa última dica é pra você pensar em deixar essa parte chatinha também para a sua arquiteta. É chato pra você, mas para nós arquitetas é super fácil e já temos as manhas pra tirar isso de letra e encontrar os melhores materiais e preços pra sua obra finalmente começar! 😉
Um beijo e boa pesquisa!