Cobogó: iluminação natural e destaque para sua fachada
Você já ouviu falar do cobogó? Por mais que o nome seja tão diferente, esse tipo de elemento de design é muito comum. Utilizado em espaços internos e, principalmente, externos, é uma parede vazada, que permite a entrada de luz e ventilação natural.
Além de compor a decoração do local, torna o ambiente visualmente interessante e único. As frestas, que proporcionam a entrada da luz, criam desenhos e sombras diferentes nas paredes e no chão, a cada horário do dia. O que faz com que um detalhe de arquitetura se transforme em um elemento artístico.
O cobogó foi criado na década de 1920, por três engenheiros: o português Amadeu Coimbra, o alemão Ernest Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis. O nome é composto pela inicial do sobrenome de cada um dos criadores. E desde então, o elemento de design e decoração se tornou popular em projetos arquitetônicos.
Hoje, o cobogó é muito utilizado na fachada de casas e até mesmo comércios. Os diversos desenhos e formas, proporcionam destaque e reinventam a frente de qualquer local. Ao mesmo tempo, pode dar um toque clássico e até mesmo vintage, dependendo da intenção do projeto e do gosto do proprietário.
É importante lembrar que o cobogó na fachada proporciona visibilidade do que está atrás do ‘muro’. Então, você também irá precisar dar atenção ao quintal, jardim ou espaço externo. Mas combinar o seu quintal com o cobogó é fácil, pois essa peça é muito versátil e pode ser encontrada em materiais diferentes, como a argila, a cerâmica, o vidro e, o mais popular, o cimento.
Até o próximo post,
Adell e Porto