Arquitetura acessível: como fazer a reforma da sua casa sem gastar muito
Quando surge o desejo ou a necessidade de fazer uma reforma ou mesmo uma mudança na decoração da casa, a primeira coisa que as pessoas pensam é que irão precisar desembolsar um grande valor. Mas isso é apenas um mito, pois, com alguns cuidados, a sua casa pode ser repaginada sem pesar no seu bolso.
Primeiro, analise quais cômodos da casa são prioritários. Assim, você poderá investir e se concentrar em um por vez. Após decidir por qual ambiente irá começar, procure a ajuda de um profissional de arquitetura, para que sua reforma seja feita dentro das normas e leis necessárias. Como já falamos aqui, isso irá evitar que você tenha problemas e gastos futuros.
Outro item essencial é o planejamento, além da projeção do que será feito, é preciso colocar no papel todos os materiais que vão ser usados. Pesquise também o valor de cada peça e compare o preço do material de diferentes marcas. Assim, você consegue ver o que está ou não dentro do seu orçamento.
A criatividade também ajuda bastante a repaginar a casa, mesmo que você tenha um orçamento modesto. Um móvel antigo, por exemplo, com uma boa pintura pode integrar a nova decoração ou ganhar até outra função. O importante é o espaço ser sempre funcional e aconchegante para os moradores e isso é possível sim, com pouco dinheiro. 🙂
Até o próximo post,
Adell e Porto