Lâmpadas: saiba a diferença de cada modelo

A iluminação é um elemento que influencia totalmente no aspecto e na sensação que o ambiente irá passar. Mas você sabia que, dependendo do material da lâmpada, a durabilidade e o consumo de energia variam? Conheça os tipos de lâmpadas e não erre na hora da compra!

Incandescente

As lâmpadas incandescentes eram extremamente populares entre os consumidores, porque apresentavam um preço baixo, se for comparada com outros tipos. Mas não se engane pelo valor, a verdade é que sua vida útil é muito menor – cerca de mil horas –  se comparada com a lâmpada de LED, por exemplo.

Esse tipo de lâmpada foi proibida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no mercado brasileiro, pois não atendem os níveis mínimos de eficiência energética.

Outra desvantagem é que as lâmpadas incandescentes convertem grande parte da eletricidade em calor. Isso faz com que uma porcentagem de energia que é transformada em luz seja muito pequena (de 5% a 10%).

Fluorescente compacta

Esse tipo de lâmpada, apesar de ser mais cara do que a incandescente, é cerca de 80% mais econômica e possui uma vida útil longa, que pode atingir de 6 até 24 mil horas. Antes eram encontradas apenas em tons brancos, hoje já é possível encontrar em cores mais amareladas.

LED

As lâmpadas de LED, as mais modernas do mercado, são uma grande aposta para quem deseja economizar na conta de luz. Esse tipo de lâmpada pode consumir 90% de energia a menos do que outros modelos e chega a ter uma vida útil de até 50 mil horas. Um ótimo investimento para quem deseja poupar na conta do final do mês.

Até a próxima,

Adell e Porto



Os comentários estão desativados.