Composição de quadros: dicas para uma decoração equilibrada

Composição de quadros

Os quadros estão presentes na decoração de ambientes internos há centenas de anos. E além de compor a ornamentação, passam mensagens e mostram personalidade. Hoje, os quadros continuam sendo usados, principalmente em conjunto. A composição é uma ótima maneira de criar um espaço único. Mas toda composição necessita de alguns parâmetros para tornar-se equilibrada. Veja algumas dicas.

Altura

É importante estabelecer a altura máxima em que os quadros serão colocados. Isso ajuda a criar um padrão e facilita que composição não pareça desorganizada. Após definir o espaço que será utilizado na parede, lembre-se de que – independente do tamanho dos quadros – você deve alinhar o meio de um quadro com outro. Se os quadros vão ficar em cima de algum móvel, como um sofá ou uma cama, dê um espaço de, pelo menos, 25 centímetros entre o móvel e os quadros.

Posicionamento

Para fazer uma composição bonita, não basta apenas colocar os quadros que combinam. Antes de furar a parede, coloque os quadros no chão para testar as melhores combinações e o posicionamento de cada peça.

Proporção

A proporção é outro item que precisa ser bem observado. O tamanho dos quadros precisa ser proporcional ao da parede. Ou seja, em uma parede pequena, escolha quadros menores. Já em uma parede grande, você pode mesclar os quadros pequenos e médios com quadros maiores.

Molduras

Como qualquer decoração, os quadros transmitem a personalidade do dono. E isso inclui as molduras, que  precisam combinar não só com a obra do quadro, mas também com a decoração geral do ambiente.

Até a próxima,

Adell e Porto

 



Os comentários estão desativados.