Conheça as funções do quadro de inspirações para o projeto da sua casa
Na arquitetura e também em outras profissões que precisam se basear na criatividade para elaborar projetos, usamos uma técnica que ajuda a direcionar todas as ideias brilhantes que surgem. Para cada projeto novo, montamos um quadro de inspirações diferente.
Um quadro de inspirações não serve apenas para juntar todas as ideias bacanas em um só lugar, as funções são basicamente essas:
– Saber o que combina com o gosto do cliente
– Explorar melhor cada ideia
– Diferenciar o que é ou não viável para o projeto
– Ter uma visão global de todos os itens que farão parte do projeto
– Esclarecer as expectativas
– Facilitar a comunicação entre cliente e arquiteta
– Escolher o que se adapta ao estilo do cliente
– Selecionar o que é importante priorizar
– Seguir o objetivo do projeto e da decoração
Pra você ter uma ideia de como é e de como funciona o quadro de inspirações, veja 3 modelos que já usamos:
Viu como dessa forma é mais fácil e bonito visualizar as ideias para o projeto? É uma maneira de harmonizar as ideias e fazer o projeto sair do papel! 🙂
Nós, arquitetas, elaboramos o quadro de inspirações de acordo com inúmeras informações que extraímos do cliente, de cada possibilidade que enxergamos para o projeto e a área em questão, além de outros conhecimentos técnicos necessários para fazer um painel realmente inspirador e viável de se realizar.
Mas pra você que ainda está só pensando em realizar um projeto novo na sua casa ou apê e ainda não vai contratar uma arquiteta, mas já quer juntar ideais e referências, pode fazer o seu próprio quadro de inspirações através do app Morpholio Board, disponível para IOS.
Com ele, você cria vários layouts e quadros de inspirações. Experimente, organize as suas ideias e divirta-se criando!
Mas não esqueça: há detalhes do projeto e do quadro de inspirações que só dão certo se forem elaborados e aplicados por profissionais de arquitetura e design.
Até o próximo post! 😉
Imagens: Pinterest