Dicas para pintar o quarto das crianças

cores para quarto de criança

As cores influenciam em diversos aspectos de um ambiente e devem ser escolhidas com cuidado e atenção. Ainda mais quando o projeto estiver sendo feito em um quarto infantil. As crianças estão descobrindo o mundo e tudo pode afetá-las, inclusive as cores. É preciso “brincar” com os tons dos quartos infantis e fazer as escolhas certas.

As cores sem definição de gênero, são ótimas opções para sair do clássico “azul ou rosa”.  O amarelo, verde, laranja e vermelho, por exemplo, podem ser combinados com diversos elementos masculinos ou femininos. E ainda harmonizam com cores neutras, como o branco, o bege e o cinza. O uso de colorações sem gênero, dão um aspecto moderno para o espaço.

Os tons também precisam ser escolhidos para proporcionar equilíbrio. Ao invés de usar apenas tons pastéis ou muito vibrantes, que tal fazer uma mistura? Os quartos infantis devem proporcionar segurança, criatividade e calma ao mesmo tempo. Assim, a criança se sentirá bem para realizar diferentes atividades no seu próprio espaço. Então, a mistura de tons é recomendada.

Um cuidado que precisa ser tomado é com a composição da tinta. As tintas sintéticas, derivadas do petróleo, podem provocar alergias, irritações nos olhos e no nariz e outros problemas de saúde. Na hora da compra, opte por marcas que ofereçam o selo de produto sustentável, que são à base de látex – não são tóxicas e não possuem cheiro – ou as que são diluídas em água.

 

Até o próximo post,

 

Adell e Porto



Uma resposta para “Dicas para pintar o quarto das crianças”

  1. […] projetos de quartos infantis exageram na composição de elementos e cores. E como já falamos aqui, as cores influenciam muito as crianças, ou seja, optar apenas por cores fortes irá energizar a […]