Como escolher o pendente ideal para a sua sala de jantar

Pendente é aquele item maravilhoso que não pode faltar na decoração da sua casa! Ok. A gente explica melhor: o pendente é uma espécie de luminária com vários tipos de design, sustentado por um ou mais fios. Suas cúpulas e fios são feitos de diversos tipos de materiais, tamanhos, desenhos e estilos, que vão desde os clássicos até os mais despojados.

Pode ser colocado em diversos ambientes, mas é na sala de jantar que ganha toda a atenção merecida. Ou seja, lá estará num ambiente em que é a peça chave da decoração. Mas como a gente sabe que surgem dúvidas na hora de escolher, vamos dar algumas dicas bem bacanas de como escolher e onde colocar o seu pendente! 😉

Como escolher o pendente ideal

Primeiro de tudo, é essencial lembrar que o pendente tem uma função que vai além da decoração: precisa iluminar bem para fazer a diferença no cômodo.
Por isso, a escolha do modelo é influenciada pelo modo como iluminará o ambiente: luz focada para cima, para baixo, difusa ou radiante. Tudo vai depender de como é o projeto da sua sala de jantar, do tamanho dela, dos móveis e qual a intenção desejada para a iluminação: um ambiente descontraído ou mais intimista? E por aí vai… o fato é que é preciso ter em mente que o pendente será o principal ponto de atenção do local.

Na hora de escolher, leve em consideração também o estilo da decoração do ambiente. E, claro, também dê uma atenção especial para o material do pendente, pois ele influenciará no efeito de luminosidade.
Por exemplo, se você deseja uma decoração mais clássica, opte por pendentes com cúpulas de vidro, cristal, cobre ou tecido de linho e seda.

Já para ambientes mais descontraídos e modernos, você pode escolher pendentes de alumínio, aço inoxidável ou acrílico, com design e cores mais arrojadas. Dependendo do estilo e do tamanho, você pode até combinar mais de um pendente no mesmo cômodo. Mas lembre-se sempre de manter o padrão e a harmonia da decoração escolhida.

adelleeporto_blog_pendente

 

Onde colocar o pendente

Pode ser instalado em qualquer cômodo (sala de estar, quarto, escritório, varanda, salão de festas), mas é na sala de jantar que ele ganha o destaque principal, por dois motivos: normalmente o projeto da sala de jantar é maior, pois é um dos ambientes de maior interação social e porque o pendente e uma mesa central ou lateral, sempre ficam em completa harmonia.

Na sala de jantar, avalie seu tamanho, a sua iluminação, qual o efeito que deseja produzir na sala com esse pendente, como será o efeito de luz e se ele não cria sombras indesejáveis.
Verifique também a proporção do ambiente em relação aos móveis e outros objetos de decoração pra evitar um acúmulo de “informações” no mesmo espaço.

Geralmente, a posição da mesa de jantar é central ou lateral, o ideal é que o pendente fique logo acima da mesa e centralizado em relação a ela.
O indicado (na maioria dos modelos de pendentes) é que fiquem a 20 ou 30 cm do teto e com altura suficiente para não obstruir o campo de visão das pessoas que estão na mesa.

Ah, e na hora de instalar o seu pendente, siga atentamente as instruções do fabricante, faça corretamente as conexões dos fios e lembre-se de verificar a especificação da lâmpada que deverá usar.

Compartilhe essa dicas com seus amigos!  🙂

Adell e Porto

 

 

 

 

 



Os comentários estão desativados.