5 dicas fundamentais para preservar e cuidar da limpeza do seu tapete

Tem tapete em casa e quer ficar longe de manchas, umidade, ácaros, fungos e poeira? Então coloque em prática as dicas essenciais que trouxemos para você evitar esses indesejados que acabam prejudicando a saúde de quem fica no ambiente, trazendo alergias e outros problemas.
Até porque o que provoca a alergia não é o tapete em si, mas sim a sujeira acumulada nele. Pra dar um jeito nisso, siga estas 5 dicas:
1. Aspirador de pó toda semana
Pra começar, é fundamental aspirar o pó do tapete (e da casa toda) pelo menos duas vezes por semana. O ideal mesmo é que isso fosse feito diariamente, mas a gente sabe que nem sempre dá tempo, né?
Ah, e de preferência, use aspiradores com filtros que retenham até as menores partículas e aspire de dentro pra fora.
2. Não escove o tapete nem faça a limpeza a vapor
É um hábito comum, mas nada recomendado e aprovado. Isso prejudica o material e pode fazer com que se deteriore mais rápido. E a limpeza a vapor, se não for realizada por uma empresa especializada e o tapete não secar da maneira correta, pode causar a proliferação de fungos.
3. Lave o tapete
Lave o tapete com sabão de PH neutro ou shampoo para tapeçarias também neutro. A lavagem é indicada entre uma vez por ano ou a cada dois anos, dependendo da marca e do material. Ou sempre que notar que o tapete está endurecido, ressecado, com manchas ou muito opaco. Faça um pouco de espuma e aplique sobre o tapete, esfregue suavemente e enxágue. Importante: deixe secar à sombra.
4. Tire manchas
O ideal é já tirar as manchas assim que algum produto ou molho cair no tapete, mesmo porque 90% das manchas são eliminadas se forem removidas na hora. O passo a passo é:
– Enxugar o local com um pano limpo e seco ou papel toalha
– Usar uma esponja limpa para espalhar um pouco de detergente neutro, limpando sempre de fora para dentro
– Usar um pano limpo e úmido para tirar o excesso do detergente
– Pra finalizar, passe outro pano limpo e seco para ajudar na secagem do tapete
5. Cuide da preservação do tapete
Cada fabricante e material precisam de cuidados especiais, mas há dicas gerais que valem para todos os tipos de tapetes:
– Pro seu tapete não desbotar, evite deixá-lo exposto ao sol
– Não coloque vasos de plantas em cima do tapete, pois a água pode escorrer e favorecer o aparecimento de mofo no tecido
Importante: a lavagem em casa é indicada para quem tem espaço no quintal para fazer isso e deixar o tapete secar à sombra. Se você mora em apartamento ou se o tapete estiver com manchas e umidade muito difíceis de remover, o indicado é procurar um especialista pra fazer isso.
